Takako Kunigoshi

Takako Kunigoshi nasceu em 25 de junho de 1911 em Takamatsu, na província de Shikoku. Desejando estudar Kenbu ou Samurai Kenbu, (dança das espadas que os samurais realizavam para expressar seus poemas), pede permissão ao pai para ir ao dojo de Wakamatsu-cho em Tóquio.  Chegando lá, é informada de que só ensinam aikido. Ela participa de uma primeira aula e se encanta imediatamente; se matricula no Kobukan Dojo (atualmente Hombu Dojo) em 1933, pouco antes de terminar seus estudos na Universidade de Belas Artes. 

Ela foi uma das primeiras alunas de O´sensei, juntamente com Kazuko Sekiguchi. O dojo não tinha vestiários femininos e as duas tinham que se trocar num espaço bem pequeno, improvisado, aparentemente sem privacidade.

Todos os dias, para que Takako pudesse se lembrar das técnicas que O´sensei ensinava, ela desenhava os movimentos, pedindo aos parceiros que esperassem alguns minutos após a aula e servissem de modelo para que ela fizesse um esboço e pudesse, posteriormente, terminar o desenho em casa, com mais capricho.

O´sensei nunca se opôs a esta atividade e sabendo disso, algumas vezes até servia de modelo para ela ou corrigia um esboço ou outro. Entretanto, solicitou que isso nunca fosse mostrado a um iniciante, pois este não entenderia o propósito daquele movimento e, portanto, não poderiam orientar na prática do aikido.

No entanto, pouco tempo depois, mestre Ueshiba solicita ao seu  uchideshi, Kaoru Funahashi e o aluno, Shigemi Yonekawa para ajudarem a sua aluna a desenhar as ilustrações, realizando as posturas corretas; e eles passam ao menos 1h por dia realizando essa tarefa.

De acordo com minhas pesquisas, O´sensei não repetia os movimentos sempre da mesma forma, afinal o que importava para ele era a relação entre os praticantes, o sentimento, a direção, a conexão entre o yin e o yang e o diálogo corporal. Consequentemente, nem sempre Takako representava exatamente como era o movimento nos seus desenhos, e isso gerava ilustrações com erros de interpretação (talvez por isso o livro nunca tenha sido uma grande referência na comunidade aikidoka…) 😦

Em 1934, os desenhos viraram livro – “Budo Renshu” ou “Aiki-jujutsu Densho” uma espécie de manual que consistiu em cerca de 166 técnicas apresentadas na forma de desenhos onde cada técnica incluía uma média de duas a três ilustrações, desenhadas por Takako e escrito por O´sensei com a ajuda de Kenji Tomiki. Este manual foi distribuído a poucos estudantes, que já possuíam o conhecimento das técnicas básicas ou eram de nível avançado. Além disso, no texto que precedia a parte técnica do manual, havia uma seção intitulada “Os ensinamentos secretos do Budo (poemas) ” que continham muitos Dokas (“poemas do caminho”) escritos por O´sensei. Na verdade, era uma prática muito comum na China e no Japão preservar o “conhecimento marcial” na forma de poemas ou canções para as gerações futuras e com Morihei Ueshiba não foi exceção.

Budo Renshu

Em 1935, após terminar seus estudos universitários, Kunigoshi recebe seu certificado de shodan (faixa preta) no aikido, um manuscrito com as técnicas executadas, chamado de hiden mokuroku  que, de acordo com relatos, ela também ajudou a elaborar, desenhando as ilustrações.

O trabalho artístico de Takako foi usado também no “Yamato-ryu” de Fujiko Suzuki, “Goshin Jutsu”, e no “Aikido Maki-no-Ichi” de Morihei Ueshiba. Além disso, sabe-se que ela pintou pelo menos um retrato de O´sensei. 

Um tempo depois, Takako Kunigoshi recebeu o convite do almirante Isamu Takeshita convidando-a ensinar outras mulheres; com autorização de O´sensei, ela dá aulas de aikido até 1943, além de ministrar cursos de autodefesa também para mulheres. Durante a Segunda Guerra Mundial, já terceiro dan, ela tenta continuar a ensinar aikido, mas por causa dos bombardeios e dos alertas diários, o treinamento se torna impossível e assim aos 55 anos e depois de trabalhar como funcionária administrativa por 25 anos, ela se aposenta e também deixa as aulas para se dedicar ao Chado ou Sado (Cerimônia do Chá ou Caminho do Chá).

Em 1938, Morihei Ueshiba publicou um livro somente com fotos e dicas, um manual técnico chamado “Budo“. Este manual foi (re)descoberto inteiramente por acaso pelo editor do Aikido Journal Stanley Pranin durante uma entrevista dele com Zenzaburo Akazawa e posteriormente relançado com comentários de Morihiro Saito, uchideshi de O´sensei.

Um livro lançado com o nome de “Budo: teachings of the Founder of Aikido” (Ensinamentos do fundador do Aikido), teve edição em inglês traduzida por John Stevens, com autorização da Aikikai.

Em 1954, o livro “Aikido Maki-no-Ichi” foi publicado pela Fundação Aikikai – o primeiro livro do fundador com o nome Aikido no título. É uma combinação de textos e imagens de 2 livros já citados aqui (“Budo” e “Budo Renshu”) com 150 páginas e consequentemente também com muitas ilustrações de Takako Kunigoshi, embora não seja citada no livro, as imagens são idênticas, senão as mesmas, que aparecem no “Budo Renshu”

undefined

Como podemos constatar, Kunigoshi teve importância relevante na história do aikido. Ela faleceu em 2000 mas não foi possível encontrar nenhum registro sobre a causa da sua morte.

Apesar da pequena estatura dela (1m53), Takako tinha reputação de ser capaz de treinar intensamente com homens bem pesados e fortes, o que garantiu o respeito de O´sensei e de seus uchideshis. Ela manteve o aikido com determinação na sua vida e encontrou muitos pontos em comum com sua dedicação a Cerimônia do Chá: “ o céu e a terra são feitos de movimento e calma, luz e sombra”. (Takako Kunigoshi)

Takako Kunigoshi

Agradecimento especial ao meu mestre Leonardo Sodré, que me auxiliou na compreensão da edição e conteúdo dos livros citados aqui. “Domo arigatou, sensei.”

Fontes de pesquisas: Aikido Journal; Aikido Sangenkai; Aikido Montarnaud, site Guillaume Erard

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s