Fukiko Sunadomari

Fukiko Sunadomari nasceu em 9 de maio de 1914 era também conhecida como Mitsue.

Nascida em uma família de seguidores fiéis da religião Omoto, ela era a irmã mais nova de Kanemoto Sunadomari, monge e aluno de Morihei Ueshiba desde 1928 e irmã mais velha de Kanshu Sunadomari, uchi deshi do fundador do aikido, O´sensei, em 1941.

No final da década de 1930, Fukiko começou a praticar artes marciais estudando o Jikishingake-ryu naginata, uma alabarda (espada em foice) de aproximadamente 2 metros, usada intensamente no Japão feudal pelos samurais.

Seu professor era Hideo Sonobe, considerado o maior especialista em naginata no Japão e nomeado shihan em 1926 pelo Dai Nippon Butoku Kai. Sonobe Sensei conheceu o Mestre Ueshiba em 1939 durante uma demonstração na Manchúria e ficou entusiasmado com sua arte. Ele dirigia uma escola particular e um dojo no distrito de Setagaya, em Tóquio, e concedia permissão especial aos seus alunos que desejavam ter aulas de aikido, o que despertou interesse em Fukiko nos anos 40.

Em meados da década de 1950, as primeiras praticantes femininas ingressaram no Aikikai Hombu Dojo. Fukiko foi uma delas e uma das primeiras mulheres a conviver ocasionalmente com os estudantes internos (uchi deshi).

Com o tempo, Fukiko se torna confidente e assistente pessoal de O´sensei e embora pouco conhecida pelo público em geral, Fukiko Sunadomari é uma personagem importante na história do Aikido. Ela foi uma das primeiras instrutoras do Hombu Dojo e a única mulher a receber o 6º dan diretamente do fundador.

Além, disso, Fukiko Sunadomari sensei ocupava a função de Fujin Bucho (chefe da seção de instrutoras) e era a responsável pelo funcionamento interno do dojo e nos assuntos da família Ueshiba.

Treino feminino Hombu Dojo

Em 1969, após a morte de O´sensei, Fukiko realizou uma pesquisa aprofundada sobre ele para ajudar seu irmão, Kanemoto, a escrever a primeira biografia autorizada do mestre Ueshiba intitulada “Aikido Kaiso Morihei Ueshiba”.

Em meados da década de 1980, Fukiko queria prestar uma homenagem à memória do fundador; para isso ela vende algumas caligrafias que O´sensei lhe dera e financia um pequeno templo em sua homenagem na cidade de Kumamoto.

Fukiko Sunadomari morreu em 1 de maio de 2006 em Fujisawa, aos 92 anos de idade. 

O vídeo que segue, é uma relíquia da internet, e foi realizado por André Nocquet, aikidoka que viveu como uchi deshi no Hombu Dojo, e publicado na página de Guillaume Erard. Veja o seu relato abaixo:

O fundador do Aikido Ueshiba Morihei é visto passeando com seu filho, o segundo Doshu Ueshiba Kisshomaru, André Nocquet, e outras pessoas não identificadas. Este é um dos raros documentos restantes do fundador quando ele participa de reuniões sociais fora do tatame. Inicialmente, eu (Guillaume) não sabia a localização, mas quando mais tarde mostrei esses vídeos para Tada Hiroshi shihan, ele me disse que eles haviam sido filmados no jardim do Hotel Chinzanso Tokyo, um grande complexo construído no século XIX e localizado em Sekiguchi, Bunkyo-ku, Tóquio. Tada shihan também me disse que a mulher à direita de O’ Sensei às 2:10min do vídeo, era Fukiko Sunadomari, a irmã mais velha de Kanshu Sunadomari, e confidente pessoal e íntima do fundador até sua morte. Ela também era uma praticante de alto escalão do Aikido.

(Este filme foi produzido por André Nocquet, 8º dan Aikido, 4º dan Judo e aluno direto dos mestres Kawaishi e Ueshiba. Ele passou 3 anos no Japão entre 1955 e 1957 como o primeiro uchi deshi estrangeiro no Aikikai Hombu Dojo em Tóquio). O vídeo foi publicado por Guillaume Erard em sua página na internet, e republicada aqui neste blog.

2 comentários em “Fukiko Sunadomari”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s