Micheline Tissier

Micheline Tissier

Micheline Tissier começou o Aikido aos 15 anos, no Aikikai Hombu Dojo, em Tóquio (Japão). Pratica inicialmente com o Masuda Shihan e Ichihashi Shihan. Em sua primeira aula, seu parceiro é Christian Tissier, que se torna seu sempai (ele era o sempai de todos os alunos estrangeiros do Hombu dojo), seu orientador e posteriormente seu sensei e futuramente seu marido. Um pouco depois, ela segue praticando nas aulas de Yamaguchi Seigo Sensei e do Doshu da época: Ueshiba Kisshomaru.

Em 2007 recebe o título de 6o dan e em 2017 o 7o dan – o mais alto grau do aikido dado a uma mulher ocidental, e foi ainda a primeira mulher européia a fazer parte de uma federação de aikido.

Micheline Tissier ensina em seu dojo em Nice, sul da França e viaja regularmente pela Europa para dar seminários. Já esteve no Brasil, em 2017, no seminário oferecido pelo dojo Marcelo Nascimento, em Campinas.

Assista a entrevista que Micheline Tissier concedeu a Guillaume Erard em 2016, na época de um seminário que aconteceu no Japão.

Interessante ouví-la falando que mesmo diante de dificuldades físicas (ela não consegue mais ficar em seiza) a cada dia ela vai descobrindo novas maneiras de executar as técnicas e driblar esses obstáculos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s