Yoko Okamoto sensei

undefined Yoko Okamoto

Uma das maiores referências femininas no aikido pra mim é Yoko Okamoto sensei. Assisto a vários videos dela, e quando viajei ao Japão para treinar no Hombu Dojo, separei 3 dias para ficar em Kyoto só pra realizar um treino dela e ficar pertinho dessa aikidoka fantástica! Quando ela esteve no Brasil para seu primeiro seminário, fiquei muito empolgada em participar e poder, mais uma vez, vê-la pessoalmente no tatame. Sempre um grande aprendizado!

Quem é Yoko Okamoto?

Yoko Okamoto iniciou o Aikido no Aikikai Hombu Dojo, a sede mundial, em 1978 com o falecido Doshu Kisshomaru Ueshiba e continuou sua prática na França (1979-1981) com Christian Tissier Shihan. Ao retornar ao Japão, manteve seu treinamento com os shihans no Hombu dojo, seguindo principalmente o falecido Seigo Yamaguchi Shihan e I. Shibata Shihan (Berkley Aikikai Dojo-cho).

Assumiu o papel de instrutora chefe no Portland Aikikai em Portland/ Oregon, em 1991, até seu retorno ao Japão em 2003, quando iniciou o Aikido Kyoto (Kyoto) para o desenvolvimento do aikido na comunidade japonesa e internacional.
Atualmente, ela ocupa o 7º dan.

Yoko Okamoto Sensei é uma das mulheres praticantes mais importantes do Aikido no mundo. Nesta entrevista exclusiva para o canal Aikido Brasil, na sua passagem pelo Brasil em 2018, ela fala sobre sua rotina de treinamento, sobre o seu papel como professora, a importância do ukemi, da meditação e dos exercícios físicos, o que significa ser forte no contexto do Budo e a necessidade de mais referências femininas na comunidade do Aikido.

Aproveitem! Domo arigatô!;-)

“Sigo estudando o aikido porque não sou livre. A liberdade não é fazer o que gostamos de fazer; é remover o medo em todos os seus sentidos.” Yoko Okamoto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s