Quem sou eu?

Olá, me chamo Erika Baldo, sou publicitária, ex-capoeirista, trabalho com caligrafia e artesanato em papel. Pratico aikido faz mais de 6 anos, na Associação Pesquisa de Aikido em SP, com Leonardo Sodré sensei.

Eu procurava um esporte para meu filho, onde não tivesse competição e um amigo me falou sobre o aikido e me apresentou ao Léo sensei. Depois de uns 4 meses desse encontro, fui conhecer essa arte marcial. Meu filho fez 8 meses de aulas e eu nunca mais parei! Rsrsrs

Comecei a praticar depois dos 40 anos e achava que seria mais uma atividade que eu iniciaria e depois iria parar por conta do meu trabalho, filho, marido ou não iria aguentar mesmo! Mas fui descobrindo que podia cada vez mais aprender essa arte marcial e o aikido foi tomando conta da minha rotina e do meu dia a dia e foi impossível ficar sem frequentar as aulas. Comecei indo uma vez na semana, depois 2, 3 e às vezes vou até mais! O aikido me mostrou que sou capaz de fazer coisas que achei que seriam impossíveis. Aprendo sempre como me relacionar com as pessoas, respeitar seus limites e os meus também. Quando estou no tatame esqueço tudo o que está fora dele; me conecto comigo mesma e ali dentro posso pensar só em como aprender mais, me movimentar melhor, ser uma boa parceira e cair sem me machucar.

Quando estou praticando, eu observo como meu corpo pode responder melhor, o que nem sempre é fácil, pois a gente se boicota o tempo todo! Uma hora estamos soltos, noutra estamos mais “rígidos”, temos medo ou estamos inseguros e nem percebemos porque essas coisas acontecem. Essas são as nossas questões diárias e pouco a pouco vamos descobrindo como transformar isso em algo positivo para a nossa prática.

O aikido me instigou a conhecer o Japão e pude treinar lá no Hombu Dojo em 2018 com vários mestres que admirava, mas só conhecia através de videos da internet. Voltei com a certeza de que é isso que quero pra mim e talvez de alguma forma multiplicar o aikido, seja divulgando ou quem sabe até ensinando. No aikido aprendi que não existe tempo ou idade, basta ter vontade e frequência.

O aikido me transforma todos os dias! Domo arigatou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s